10/04/2018 | Notícias

Mais vendidos em março (oficial): Ka é segundo e desbanca HB20 no trimestre

A boa performance do Ford Ka em março lhe valeu não somente a segunda posição no mês como também a vice-liderança no acumulado do ano, superando o Hyundai HB20. Outra surpresa ficou por conta do Nissan Kicks, que desbancou de uma só vez o Honda HR-V e o Jeep Compass para liderar a venda de SUVs no terceiro mês do ano. Vamos à análise completa. 
 
Na liderança, o Chevrolet Onix não teve a mesma folga de outros meses. Com 12.918 unidades, o hatch da GM pode ter sido afetado pela paralisação da fábrica de Gravataí (RS), que ocorreu em março para atualização de maquinário. Quem aproveitou foi o Ka, que emplacou 9.803 carros e abriu quase 600 unidades de vantagem para o HB20, que caiu para terceiro. Essa diferença, inclusive, foi responsável por colocar o modelo da Ford na segunda colocação também no acumulado do ano. Foram 24.028 unidades do Ka contra 24.015 do HB20 no primeiro trimestre.
 
 
Se o Onix reduziu o ritmo, o mesmo não se pode dizer do Prisma, seu irmão três-volumes. Foi o quarto colocado e líder absoluto entre os sedãs, com 6.616 unidades. Outro que manteve o bom desempenho do mês passado foi o Kwid, com quase 6,5 mil carros, dando a entender que a Renault enfim resolveu os problemas de produção que afetaram o carrinho em 2017.
 
Mais um que vendeu acima das 6 mil unidades foi o VW Polo, que, embora tenha perdido duas posições no mês, abriu mais de 1 mil de vantagem sobre fevereiro e manteve o rival Fiat Argo (em 12o) à distância. Interessante como a boa acolhida do Polo também tem se refletido no Gol, que ficou logo atrás do irmão mais novo.
 
 
Em oitavo, o Kicks teve a honra de liderar o segmento de SUVs pela primeira vez desde que estreou no país, em agosto de 2016. O feito acontece menos de um ano após a nacionalização do modelo, em junho de 2017, quando ganhou versões mais acessíveis. O Honda HR-V fechou o top 10, seguido pelo Jeep Compass, que mais uma vez ficou à frente dos seus "familiares" bem mais baratos, Argo e Mobi, que ainda não empolgaram o mercado.
 
 
Em mês positivo, o Jeep Renegade ficou à frente do Hyundai Creta, que foi mal e saiu da disputa pela liderança da categoria. Na sequência, o VW Fox parece não perder o ritmo mesmo após a estreia do Polo. E o Virtus já apareceu na cola do Ka Sedan, mesmo não tendo versão abaixo de R$ 60 mil. Veja a tabela abaixo:   
 
 
Comerciais leves 
 
 
A principal alteração no setor "utilitário" foi a Saveiro em segundo lugar, deixando a Fiat Toro em terceiro, mesmo que ainda distante da líder Fiat Strada. Em quarto, a Toyota Hilux teve larga vantagem sobre a S10, em quinto, e foi a picape média mais vendida. De resto, a Renault Oroch passou das 1 mil unidades e a Nissan Frontier entrou no top 10, bem próxima da Mitsubishi L200.
 
Fonte: motor1.uol.com.br